Hospitais de Viçosa não atendem pacientes com câncer pelo SUS

Hospitais de Viçosa não atendem pacientes com câncer pelo SUS

Desde o fim de 2014, a Prefeitura Municipal de Viçosa está realizando o transporte de pacientes à cidade de Muriaé para tratamento de câncer duas vezes ao dia: um veículo segue para o município vizinho com pacientes que são tratados na parte da manhã e outro veículo com aqueles que fazem tratamento durante a tarde. Antes, havia apenas um carro, que saia pela manhã e voltava apenas no fim do dia.

Hospital do Câncer de Muriaé
O Hospital do Câncer de Muriaé faz parte de uma fundação denominada Fundação Cristiano Varella e teve oficializado o seu credenciamento junto ao Ministério da Saúde como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) em 26 de novembro de 2002, e o início pleno de suas atividades em janeiro de 2003. Atualmente, atende a mais de 260 municípios de Minas Gerais e ainda de outros estados, com uma abrangência populacional de mais de quatro milhões de habitantes. O Hospital é considerado de médio porte, com o total de 146 leitos ativos e cinco salas cirúrgicas. Conta ainda com um total de 48 leitos de quimioterapia ambulatorial, três salas de radioterapia, ampla estrutura de consultórios, além de diversos serviços de diagnóstico.
Por atender a uma vasta região, com alguns municípios a mais de 500 km, o hospital conta ainda com a Casa de Apoio, inaugurada em 2006, para o acolhimento de pessoas de localidades distantes que vêm em busca de tratamento e permanecem hospedadas gratuitamente. Possui 138 leitos para atendimento com suporte de uma equipe especializada e multiprofissional além de todos os serviços de hospedagem e cinco refeições diárias.
A instituição atende pelo SUS, além de convênios e a particulares. O usuário do SUS divide o quarto com apenas uma pessoa, e conta com o apoio de uma equipe multiprofissional.

Falta de credenciamento pelo SUS em Viçosa O Hospital São Sebastião oferece, desde setembro de 2002, um serviço de Oncologia. O setor, que ocupa uma área de 200 m² da instituição, possui moderna aparelhagem e possibilita não só o tratamento quimioterápico do câncer, como também a realização de cirurgias oncológicas de grande porte, procedimentos que, até então, não podiam ser realizados em Viçosa. Dentro das instalações do Hospital São Sebastião, são prestados os serviços de oncologia, tais como cirurgia oncológica, oncologia clínica e enfermagem oncológica.
O Hospital atende apenas por convênio ou particular e conta, atualmente, com três médicos: Marcelo Pimenta, Catarina Sediyama e Luciana de Cássia.
O Hospital São João Batista contou com um Centro Referencial Oncológico entre os anos de 2007 e 2013. O atual diretor do HSJB Sérgio Cardoso Pinheiro explicou ao jornal Folha da Mata que o setor foi extinto por uma questão de volume de serviço. Assim como o HSS, a instituição só atendia por meio de convênio e a particulares e, por conta disso, não havia escala e o setor não era economicamente viável, tendo em vista que a outra instituição da cidade também oferecia o mesmo serviço.