Homologado resultado final do concurso dos Correios

Homologado resultado final do concurso dos Correios
Reprodução/Internet

Os Correios homologaram, na última segunda-feira (14), o resultado final de seu último concurso público, em que ofertou mais de 3,5 mil vagas para cargos de níveis médio e superior. Os candidatos podem consultar a classificação final através do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), empresa que foi responsável pela organização do certame.

A expectativa, agora, é de que os aprovados sejam oficialmente convocados. De acordo com os Correios, as convocações serão realizadas durante o prazo de validade da seleção, respeitando a necessidade de preenchimento do quadro profissional e a ordem estabelecida no resultado.

A vigência do certame, período obrigatório para convocações, ficará válida até abril de 2026, podendo ser prorrogado por mais dois anos pela empresa. Durante este prazo, os Correios poderão também utilizar o cadastro reserva para chamar candidatos excedentes. 

Pressão por convocações

As provas do concurso de 2024 foram aplicadas no dia 15 de dezembro e somente quatro meses depois o resultado final foi oficialmente divulgado. O atraso gerou uma cobrança intensa por parte dos candidatos, já que, segundo eles, o período foi maior do que o necessário para a devida homologação, atrasando as convocações. 

A Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect) chegou a alertar que, caso os aprovados não fossem convocados até o fim de abril, um colapso no quadro profissional da empresa poderia, de fato, acontecer. Isso porque, os contratos de trabalhadores terceirizados estão perto do fim.

Os Correios, por sua vez, não consideravam que o tempo decorrido representasse um atraso. Segundo a empresa, o processo seguia seu "andamento natural", embora não houvesse um cronograma prévio que indicasse quando as convocações teriam início.

Ainda assim, a Findect e outros sindicatos de trabalhadores dos Correios firmaram um acordo, no meio de 2024, para que as contratações ocorressem ainda em 2024, o que não aconteceu.

Novo concurso para Atendente

Ao longo da realização e término do concurso dos Correios de 2024, um superintendente da estatal em Brasília - DF, Paulo Soares, confirmou um novo edital para a especialidade “Atendente Comercial” da carreira de Agente dos Correios, que exige nível médio. 

Ele ainda destacou que o cadastro de reserva do concurso atual para carteiros será amplamente aproveitado, pois a empresa enfrenta uma grande necessidade de reposição de pessoal. Outro ponto abordado foi o impacto do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) na realização de novos concursos.

O superintendente explicou que o programa permite a saída de funcionários mais antigos que já não têm plena capacidade física para exercer suas funções, tornando essencial a reposição de profissionais.