Escola Almiro Paraíso volta a funcionar
PMV e Rotary inauguram ampliação e reforma da Escola Almiro Paraíso
A Prefeitura de Viçosa e o Rotary Clube Cidade Universitária inauguraram na noite de ontem, quarta-feira, 9, as obras de ampliação e reforma da Escola Municipal “Almiro Paraíso”, da comunidade de Paraíso (Rodovia Viçosa Paula Cândido - MG 280, Km 7).
As obras, realizadas pelo Rotary, com o aval do Município e financiadas pela Fundação Rotaria e diversas parcerias envolvendo pessoas físicas e jurídicas, constam da construção de mais um pavimento com duas salas de aulas, biblioteca, refeitório, banheiros feminino e masculino, sala de professores com banheiro, sala da diretoria, cercamento e piso da quadra poliesportiva, montagem do laboratório de informática e troca de todas as instalações hidráulica e elétrica.
A situação da Escola Municipal Almiro Paraíso foi tema de grande debate entre a Prefeitura Municipal de Viçosa, a secretaria de educação e os moradores do bairro Paraíso.
Neste início de ano a secretaria de educação apresentou aos pais dos alunos a proposta de tornar a Escola Almiro Paraíso uma escola de tempo integral. De acordo com o projeto, os alunos teriam atividades das 7 às 16 horas, com aulas regulares pela manhã e oficinas pedagógicas à tarde. Todavia, três das seis turmas que hoje funcionam na escola teriam de assistir as aulas do período da manhã na Escola Municipal Edmundo Lins, localizada no centro. No entanto, existia uma preocupação dos pais com o deslocamento dos estudantes da escola, que fica no Paraíso, zona rural de Viçosa, até o centro da cidade.
Em discurso na Câmara Municipal, o vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), presidente da comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara, se manifestou contrário à mudança, alegando que “é algo garantido por lei que as crianças e adolescentes estudem próximo de casa”.
O vereador Luis Eduardo Figueiredo Salgado (Cebolinha - PDT), líder do prefeito na Câmara, falou sobre a preocupação de manter um professor para uma turma com número reduzido de alunos, informando que na escola existem turmas com seis e oito alunos. Segundo ele, é preciso pensar junto ao princípio da economicidade, razoabilidade e também com a justificativa de que outras escolas também poderão receber este atendimento caso seja pedido.
No dia 4 de março foi realizada uma reunião na própria sede da escola, com a presença do prefeito Ângelo Chequer, acompanhado do secretário de governo, Luciano Piovesan, a secretária de educação Melide Paoli Lopes Moreira e a chefe do Departamento de Educação Infantil, Ana Florinda Fontes. O prefeito comunicou aos pais e aos representantes da Associação Comunitária do Paraíso a decisão de manter todos os alunos na própria escola em 2016, mesmo com a extinção de turmas multisseriadas.
Em nota de esclarecimento, a Secretaria de Educação comunicou que a escola funcionará nos dois turnos com cerca de 60 alunos em seis turmas: no turno da manhã, 3º, 4º e 5º anos; no turno da tarde, 1º e 2º períodos, 1º ano e 2º anos.
Serão contratados quatro novos professores para atendimento a todos os alunos, já que a escola conta apenas com dois professores efetivos e dois em habilitação funcional. Está sendo preparado um calendário especial para cumprimento dos duzentos dias letivos, sem prejuízo da carga horária obrigatória. As aulas retornaram no dia 8 de março.
Segundo o vereador Idelmino, essa conquista é resultado de grande mobilização por parte da comunidade.
Comentários (0)
Comentários do Facebook