Covid-19: vacinação de 2ª dose em crianças acontece nesta terça e quarta-feira

Na terça serão vacinadas as crianças que receberam a 1ª dose de Pfizer Pediátrica e, na quarta, todas que estão com a 2ª dose de Coronavac atrasada

Covid-19: vacinação de 2ª dose em crianças acontece nesta terça e quarta-feira

O Setor de Atenção Primária em Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, nesta terça-feira, 31 de janeiro, uma repescagem de 2ª dose para crianças que tinham entre 5 e 11 anos quando receberam a 1ª dose de Pfizer Pediátrica. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose da Pfizer Pediátrica é de 56 dias, por tanto, devem receber a 2ª dose as crianças dessa faixa etária vacinadas com a 1ª dose até o dia 06/12/2022. Serão distribuídas 60 fichas da Pfizer Pediátrica.

Na quarta-feira, 1º de fevereiro, acontece uma repescagem de 2ª dose para todas as crianças que estão com a 2ª dose de Coronavac atrasada. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose da Coronavac é de 28 dias, com isso, as crianças que receberam a 1ª dose até o dia 04/01/2023 devem tomar a 2ª agora. Serão distribuídas 70 fichas da Coronavac.

A vacinação acontecerá de forma centralizada na Sala de Vacinas da ESF Central (Estratégia de Saúde da Família), localizada na Rua Vereador José da Cruz Reis, 105 – Centro.

As fichas são somente para controle interno. Elas serão distribuídas e em seguida as crianças já serão vacinadas. As fichas não são para segurar vaga para outra pessoa.

Cada criança deverá estar acompanhada apenas por uma pessoa responsável. A Sala de Vacinas da ESF Central abre às 8h e a vacinação ocorrerá enquanto durar o estoque disponível no momento. No período em que estiver ocorrendo essa repescagem não haverá vacinação de rotina, à exceção da antirrábica.

Para a vacinação das crianças é obrigatório apresentar o Cartão de Vacinas, CPF ou Cartão do SUS. Caso os pais biológicos não possam acompanhar a criança, será necessário apresentar o termo de responsabilidade preenchido pelo responsável legal, disponível no site da PMV.

Orientações:

  • Crianças que estão gripadas, resfriadas, com sintomas gripais, não podem receber a vacina no momento. Caso não tenham feito o teste para Covid-19, devem aguardar por 30 dias;

  • Crianças que tiveram contato com alguém que estava positivo para Covid-19, e não fizeram o teste, devem aguardar por 30 dias.

  • Cada frasco da vacina Pfizer Pediátrica contém 10 doses. O frasco depois de aberto vence em poucas horas. Quando os pais não levam as crianças na data agendada no Cartão de Vacinas, pode ocorrer a perda da dose. As vacinas têm prazo de validade curto, na maioria das vezes usa-se as doses em outras crianças.