Coimbra: obra da UBS da Estiva deve ser concluída no primeiro trimestre de 2024

O investimento direcionado à construção da Unidade Básica de Saúde é de R$ 1,6 milhão

Coimbra: obra da UBS da Estiva deve ser concluída no primeiro trimestre de 2024

Em visita a região da Zona da Mata, o governador Romeu Zema vistoriou, na manhã de segunda-feira (22), a obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Estiva, em Coimbra. A UBS ficou com intervenções paralisadas por dez anos e foi retomada recentemente, com previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2024.

Concluída, a unidade vai atender cerca de 4 mil pessoas, com consultas médicas, tratamento odontológico, ações de promoção e recuperação à saúde, vacinação, serviço de curativo e acompanhamento pré-natal. 

A conclusão da UBS é um desejo antigo dos moradores da comunidade.  Atualmente, para conseguir atendimento médico, as famílias, formadas por muitas crianças e idosos, precisam  recorrer ao centro de saúde localizado do outro lado da cidade.

É o caso de Elisângela do Carmo, dona de casa e mãe de quatro filhos, que vive na comunidade há 14 anos anos, na casa em frente à nova UBS. Ela conta que, para utilizar algum serviço de saúde, hoje, acaba tendo que pedir ajuda.

“São muitos anos esperando a conclusão deste centro de saúde que será muito importante pra gente. Aqui na comunidade tem muitas crianças e idosos. Eu mesma, quando preciso levar meus filhos ao médico, sou obrigada a pedir carona aos vizinhos ou tenho que percorrer 20 minutos de bicicleta para chegar ao posto de saúde mais próximo”, disse.