Candidata de MG que tirou nota mil na redação do Enem estudou no Coluni

Jovem de Virginópolis é autora de uma das 12 redações que obtiveram nota máxima

Candidata de MG que tirou nota mil na redação do Enem estudou no Coluni
Samille Leão estudou no Coluni desde a primeira série do Ensino Médio. Foto: arquivo pessoal.

Apenas 12 candidatos obtiveram nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Esse foi o menor número de alunos com nota máxima dos últimos 10 anos. As notas foram disponibilizadas nesta segunda-feira (13) pelo Inep.

Duas das redações nota mil foram de candidatos de Minas Gerais. A mineira de Virginópolis, Samille Leão Malta, é a única que cursou o ensino médio em escola pública. Ela acabou de se formar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Cap-Coluni-UFV).

“Estou muito feliz, eu não esperava tirar nota mil e muito menos estar entre os 12, mas graças a Deus deu certo. Essa nota vai me ajudar muito a conseguir entrar no curso que eu quero”, disse Samille, que pretende cursar Medicina.

Hoje com 19 anos, Samille deixou a casa dos pais aos 16 para estudar em Viçosa. Além do Coluni, ela fez um cursinho de redação. “Devo ter feito umas 40 redações ao longo do ano”, revelou a estudante, que também conquistou boas notas nas demais áreas do Enem. 

Neste ano, o tema da redação na aplicação regular foi “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A proficiência média da redação, que considera média das notas de todos os candidatos, foi de 660 pontos, 15 pontos a mais do que na edição de 2023.

A taxa de abstenção no Enem 2024 caiu de 28,1% em 2023 para 26,5% em 2024. A informação leva em conta as mais de 4,3 milhões de inscrições confirmadas para o exame, que aconteceu em 3 e 10 de novembro.