2º Festival de Cultura Popular destaca tradições culturais de Viçosa

Apresentações artísticas aconteceram no dia 20 de agosto, na Estação

2º Festival de Cultura Popular destaca tradições culturais de Viçosa

No último domingo, 20, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa realizou o 2º Festival de Cultura Popular do município. Das 9h às 13h, na Estação Hervé Cordovil, o público pôde apreciar e assistir às mais diversas manifestações artístico-culturais que representam o patrimônio histórico imaterial da cidade.

As apresentações tiveram início com a arte centenária da Folia de Reis dos Nobres, que abriu o evento com grande energia. Além do clássico pedido de permissão para se apresentar, a performance do grupo também contou com a Dança do Palhaço.

As atividades do 2º Festival de Cultura Popular seguiram com uma roda de capoeira, também realizada na primeira edição do evento. Neste ano, a ação reuniu integrantes dos grupos viçosenses Tribo do Morro, Cordão de Ouro e Capoeira da Mata.

Outra atração que se apresentou pela segunda vez no festival foi o grupo Amigos da Viola, que levou o melhor da moda de viola para a Estação e emocionou o público com grandes clássicos do gênero, como Menino da Porteira e Chalana.

Depois, mesmo com o calor das 11h da manhã, o Congado de São José do Triunfo - Irmandade de Nossa Senhora do Rosário fez uma apresentação linda e cheia de devoção. Enchendo os olhos de todos os presentes no Corredor Cultural viçosense, dança e espiritualidade uniram gerações de participantes de 2 a 90 anos, na salvaguarda dessa manifestação popular de tradição.

Em seguida, muita MPB, chorinho e samba alegraram o final da manhã de domingo com shows do grupo Quem Sabe Samba e de Gilson do Banjo. Durante o festival, também estiveram presentes artistas do artesanato, expondo produtos de decoração, vestuário e utilidades.

O Festival de Cultura Popular, realizado na cidade pelo segundo ano consecutivo, é uma ação voltada para a celebração do Dia do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto. As atividades que compõem o evento visam valorizar e relembrar a importância das manifestações artísticas formadoras da identidade cultural de Viçosa e região.

 

Fonte: Secretaria de Cultura da Prefeitura de Viçosa