Viçosa emitirá certificado para confiabilidade de produtos orgânicos
A Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural de Viçosa, por intermédio do Setor de Agroecologia, informou que, em parceria com o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), está emitindo certificação de produtos de origem vegetal, sem agrotóxico, para produtores da Agricultura Familiar que utilizam o sistema de produção orgânica.
O certificado é oferecido pelo IMA como forma de atestar a qualidade orgânica de um produto, isento de agrotóxicos em qualquer fase. Ele possui normas, procedimentos e padrões específicos que visam atender a demanda dos consumidores e agregar valores aos produtos.
O sistema de produção orgânica é aquele em que as sustentabilidades econômica, ecológica e social são respeitadas e com isso, de acordo com a Prefeitura, o agricultor utiliza práticas que conservam e preservam o solo, a água e a biodiversidade local. Na produção orgânica não são utilizados agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas.
O secretário de Agropecuária, Marcos Roberto Fialho, disse que a agricultura de pequeno porte do município já está alinhada com as exigências básicas de preservação e uso dos recursos naturais no processo de produção.
Comentários (0)
Comentários do Facebook