Viçosa abre Maio Amarelo com blitz educativa na Castelo Branco

Ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (10)

Viçosa abre Maio Amarelo com blitz educativa na Castelo Branco

Conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir mortes. Essa é a proposta da campanha Maio Amarelo 2024, realizada neste mês em todo o Brasil.

Na edição deste ano, o tema escolhido, por meio de voto popular, foi "Paz no trânsito começa por você". A campanha prevê uma série de ações a serem desenvolvidas por órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Dados do Ministério da Saúde, que monitora as internações e as mortes no trânsito, mostram que, em 2022, 34 mil pessoas perderam a vida no país em razão de acidentes de trânsito. Foram contabilizadas ainda 212 mil internações, gerando um custo total de R$ 350 milhões para o setor.

Em Viçosa, uma blitz educativa foi realizada na manhã desta sexta-feira (10) pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar. Foram distribuídos panfletos educativos.

A cidade possui uma frota de 51.488 veículos emplacados, sendo 23.896 carros e 17.986 motocicletas.

O MOVIMENTO

O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.

O envolvimento destes vários segmentos da sociedade, refletem na efetividade das campanhas, pois promovem ações coordenadas entre os participantes, evidenciando a importância do tema da segurança no trânsito e ampliando as ações e propagação de campanhas educativas.