Após realizarem um ato público em frente à Prefeitura Municipal de Viçosa, representantes do Núcleo de Assistentes Sociais de Viçosa e Região (Nasvir) se reuniram, na última quarta-feira, 3, com o Presidente da Comissão de Educação da Câmara, Idelmino Ronivon e com o Vereador Lidson Lehner para discutir a inclusão do assistente social nas escolas da rede municipal de Viçosa. Segundo o Vereador Idelmino, o Plano de Carreira da Educação que foi elaborado com a participação da Secretaria Municipal, Comissão da Casa e Conselho Municipal de Educação inclui o profissional de assistência social na composição do corpo técnico da Secretaria. No entanto, o Plano ainda não foi encaminhado à Câmara para votação.
O coordenador do Nasvir, Tiago Duarte pontuou a importância do profissional na área de educação que devido ao seu olhar diferenciado, apresenta-se como um aliado na busca por uma educação de qualidade que possibilite o acesso democrático a ela, como também que permita a esse aluno a sua permanência na escola. Foi exposto que fica a cargo do assistente social não só diagnosticar, mas propor alternativas para as problemáticas sociais vividas por muitas crianças, além de abrir a escola à comunidade, realizar trabalho preventivos contra a evasão, identificar formas de atendimento às demandas socioeconômicas das crianças e de seus familiares e envolver a família na educação.
Outro ponto tratado foi com relação à inserção deste profissional dentro da estrutura administrativa do município e em quais secretarias se faz necessária a criação do cargo. Como encaminhamentos do encontro ficaram a identificação dos locais dentro da estrutura administrativa da Prefeitura, onde estes profissionais são necessários. O resultado deste levantamento será levado ao Executivo para que seja discutida a possibilidade de se revisar o Plano de Carreira dos Servidores e a criação destes cargos.
Participaram também da reunião a conselheira do CRESS-MG e coordenadora da Comissão Serviço Social na Educação, Janaína Andrade; assistentes sociais que trabalham no município em estrutura pública e privada e estudantes de assistência social.
Comentários (0)
Comentários do Facebook