UFV: formandos com destaque do CCB e CCH recebem menção honrosa

Solenidade ocorreu no auditório de Engenharia Florestal, na manhã de sexta-feira (19)

UFV: formandos com destaque do CCB e CCH recebem menção honrosa

Na última sexta-feira (19), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) homenageou 23 formandos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) que obtiveram o maior coeficiente de rendimento acumulado durante seus cursos. 

A formanda do curso de Educação Infantil, Carol Aparecida Martins, discursou em nome de todos os homenageados. Antes dos agradecimentos aos familiares, técnicos e professores da instituição pelo afeto e dedicação, ela contou um pouco de sua história, lembrando que estudar na UFV sempre foi um sonho, pela qualidade no ensino e por estar próxima de sua cidade natal, Canaã. O sonho foi realizado em 2018, quando entrou para a Universidade onde, segundo ela, encontrou “um mundo de possibilidades”. Aos formandos, Carol disse considerar a menção como resultado dos esforços deles durante toda a trajetória na UFV. Ela desejou que a homenagem sirva como um impulso para alçarem voos mais altos. E garantiu: “guardaremos os momentos vividos na UFV com muito carinho no coração”. 

Entre os homenageados estava Carlos Henrique Paiva, que não fez discurso, mas também era protagonista de uma das 23 histórias representadas na cerimônia. Ele estava ali recebendo pela segunda vez um diploma da UFV. O primeiro foi em Agronomia, em 2014, e o segundo, agora, como bacharel em Educação Física. “Decidi seguir a minha paixão”, contou. Desde que entrou na UFV na primeira graduação, vindo de Ipatinga (MG), ele começou a se envolver muito com o esporte, especialmente o basquete, ao qual já se dedicava antes. A Universidade, particularmente a Associação Atlética Acadêmica da UFV (Luve), impulsionou esta paixão.

Pelo basquete, “Carlão” desistiu da carreira de engenheiro agrônomo em 2019, fez o Enem novamente e cursou nova graduação, por meio da qual, dentre outras atividades, realizou um intercâmbio na Dinamarca, onde foi assistente técnico de um time de basquete da primeira divisão. Aos 41 anos, ele sai da UFV com um sonho realizado, mais feliz e já contratado como técnico no time Pato Basquete, do Paraná. Emocionada pela conquista estava a sua esposa Pollyanna Alves de Barros, graduada em Ciências Biológicas na UFV e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, que conheceu “Carlão” na Luve, onde ela atuava como jogadora de vôlei. Estavam também os sobrinhos, o pai José Campos de Paiva e a mãe Carmem Lúcia de Paiva, tão emocionada quando na época da primeira formatura. “O que a gente quer é ver o filho feliz. É muita alegria”. Todos eles traziam na camisa o nome ou apelido do Carlos.

O diretor do CCH, Odemir Vieira Baeta, representou os centros anfitriões em um discurso no qual cumprimentou os homenageados por terem se destacado durante os anos de graduação, indo além da média, e ressaltou a importância dos coordenadores de cursos na gestão do processo formativo dos estudantes. Odemir lembrou a preocupação da Universidade que vai além da formação curricular. “Nossa preocupação também é formar cidadãos e cidadãs com senso crítico sobre as suas responsabilidades não só no exercício profissional, mas também no seu papel na sociedade”. O empenho é para que os profissionais possam ir além de suas especialidades, e desempenhem um papel de gestão, de liderança. Isso vem acontecendo, segundo ele, com diversos egressos da UFV que se destacam no exercício da profissão muito além da atividade para as quais foram formados. “É um orgulho muito grande para nós, da Universidade Federal de Viçosa, contribuir desta forma com a sociedade”.

O reitor Demetrius David da Silva também participou da homenagem, ressaltando a importância da cerimônia organizada pelos centros de ciências em reconhecimento aos estudantes que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica. Para os familiares e amigos dos homenageados, ressaltou que “a Universidade estava honrada em recebê-los”. Comentou sobre o orgulho e a alegria dos pais de participarem das cerimônias de formatura. “É a coroação de todo o esforço feito ao longo dos anos para viabilizar a permanência de seus filhos na Universidade”.

Ao se referir à UFV, destacou alguns diferenciais da “jovem senhora”, que, em 2024, completará 98 anos, tendo sempre como foco o qualitativo. Aos formandos, o reitor lembrou que, agora, cada um deles faz parte da história da Universidade e passa a ter a responsabilidade de se tornar embaixador da UFV onde quer que exerça a sua profissão. “O vínculo com a nossa Universidade não se encerra no dia de hoje, ele apenas se consolida". E pediu: "esperamos contar com o apoio de cada um para que consigamos manter este patrimônio que não é só da Zona da Mata de Minas, mas também de todo o Brasil”.

Confira os nomes dos homenageados:

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

- Aline Leão de Andrade Bandeira de Melo (Licenciatura em Ciências Biológicas)
- Augusto Fernandes Condé (Licenciatura em Educação Física)
- Carlos Henrique Paiva (Bacharelado em Educação Física)
- Daniela Alves Feu (Medicina Veterinária)
- Giovanna dos Santos Pereira (Bacharelado em Ciências Biológicas)
- Maria Paula Ichikawa Quintella (Nutrição)
- Sara Ferreira Oliveira Ramos (Enfermagem)
- Sávio Ferreira Mendes (Bioquímica) 

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

- Aline Pagio Küster (Licenciatura em Geografia)
- Ana Vitória Messias Oliveira (Comunicação Social)
- Andre Luis Duarte (Serviço Social)
- Ariane dos Reis Lucas (Licenciatura em História)
- Carla Lívia Reis Diana (Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais)
- Carliane Fátima do Carmo (Licenciatura em Pedagogia)
- Carol Aparecida Martins (Licenciatura em Educação Infantil)
- Ester Lago da Cunha (Licenciatura em Dança)
- Flavio Hugo Pangracio Silva (Ciências Econômicas)
- Igor Américo dos Santos (Administração)
- João Vitor Lopes de Abreu (Direito)
- Marina Lima Cunha de Freitas (Secretariado Executivo Trilíngue)
- Renato Oliveira Vaz de Melo (Ciências Contábeis)
- Suellen Alayde da Rocha Matos (Licenciatura em Letras)
- Zaquiel da Silva Santos (Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza)

 

Fonte: UFV