UFV contribui com desenvolvimento da economia criativa na Amazônia
As ações aconteceram nos dias 6 e 7 de março em Belém (PA)
Com o intuito de colaborar na constituição do primeiro distrito criativo ribeirinho na Amazônia brasileira para o desenvolvimento local sustentável, a equipe da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, sediada na UFV, realizou atividades de inovação e impacto social em Belém (PA). As ações aconteceram, nos dias 6 e 7 de março, em parceria com uma das co-fundadoras da Cátedra: a Universidade da Amazônia (Unama).
De acordo com o coordenador da Cátedra, o professor Magnus Emmendoerfer, do Departamento de Administração da UFV, foram realizadas visitas a comunidades tradicionais ribeirinhas na Ilha do Combu, em colaboração com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unama. Tal iniciativa permitiu conhecer as ações empreendedoras de liderança feminina em prol de uma economia criativa, especificamente com o cacau orgânico na produção de chocolate artesanal, em que há articulação de “saberes tradicionais sustentáveis e o turismo gastronômico local com base na cultura ribeirinha amazônica”.
Foram feitas ainda gravações para a plataforma streaming de acesso aberto e gratuito Unama Play, onde será disponibilizada, em breve, uma série de vídeos, de forma coparticipativa e solidária entre a UFV e a Unama, sobre Economia Criativa na Amazônia. Eles abordarão temas de interesse internacional, como Tecnologias Sociais, Turismo Sustentável, Geração de Valor em Comunidades e Negócios Criativos.
A Cátedra sediada na UFV reúne pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, em áreas multidisciplinares (engenharia ambiental, geografia, economia, turismo, administração, gestão pública, ciências naturais, etc.). Seu objetivo é ser um centro de excelência em rede, por meio da promoção de um sistema integrado de pesquisa, treinamento, informação e documentação sobre economia criativa e políticas públicas. A ideia é congregar e difundir esses conhecimentos, bem como seus efeitos e impactos no desenvolvimento local e regional. Mais detalhes estão disponíveis em: bit.ly/3L5U1Yy.
Comentários (0)
Comentários do Facebook