Troca de Saberes começa nesta sexta-feira na UFV
A Troca de Saberes é uma realização do Núcleo de Educação no Campo e Agroecologia (ECOA-UFV) junto com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC-UFV)
Com o tema “Educação do Campo e Territórios: Um embornal de Sonhos e Lutas!” a 14° edição da Troca de Saberes acontece entre os dias 21 e 24 de julho, no “gramado escola” da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em frente ao edifício Arthur Bernardes. Referência para a agroecologia no Brasil, o evento pretende reunir quilombolas, indígenas, estudantes, professores(as), agricultores(as) familiares, técnicos(as) e pesquisadores(as) e este ano contará com a intensa participação de jovens rurais.
Para Felipe Simas, professor da UFV e atual coordenador da Troca de Saberes, o tema deste ano vem reforçar a importância dos territórios, das pessoas, das diferentes culturas e o papel fundamental da educação. “Uma educação que seja realmente do campo, contextualizada, que venha atender as demandas, as lutas e os sonhos desses povos. Entendendo que o embornal é aquilo que o agricultor e agricultora costuma carregar consigo, que leva pra sua lida, e é onde está tudo de importante que ele vai precisar durante o dia. Então o tema faz referência a esse símbolo, como aquilo que a gente precisa carregar nesse embornal, nossos sonhos e lutas por uma nova sociedade”, afirmou.
Assim como nas edições anteriores, a programação priorizará a construção coletiva do conhecimento e contará com as Instalações Artístico- -Pedagógicas (IAP’s) onde, divididos em pequenos grupos com temas variados, as pessoas trocam saberes em um ambiente de participação, debates e aprendizagem. E contará também com a Assembléia do Sistema Participativo de Garantia da produção orgânica da Zona da Mata (SPG Floriô), trocas de mudas e sementes crioulas, Feira da Economia Solidária, atividades de arte-educação ambiental para crianças (Troquinha de Saberes), além de diversas reuniões entre grupos e movimentos sociais. A plenária do Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata é uma das novidades deste ano.
A Troca de Saberes é uma realização do Núcleo de Educação no Campo e Agroecologia (ECOA-UFV) junto com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC-UFV) e é um evento construído coletivamente com estudantes matriculados na disciplina PRE 400, além de diversos parceiros da região (organizações, sindicatos de trabalhadores rurais e da agricultura familiar, cooperativas e representantes de grupos e movimentos sociais).
Comentários (0)
Comentários do Facebook