Taxa de remoção de lixo será tema de Audiência Pública nesta segunda (6)

Audiência foi requerida pela vereadora Vanja Honorina

Taxa de remoção de lixo será tema de Audiência Pública nesta segunda (6)

Na próxima segunda, 6, às 18h, será realizada audiência pública na Câmara Municipal para discutir sobre o aumento da taxa de remoção de resíduos sólidos solicitada pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), responsável pelos serviços. A audiência foi requerida pela vereadora Vanja Honorina (PSD) e o convite é aberto a todos que se interessarem pelo tema.

Segundo a vereadora, a intenção desse encontro é esclarecer sobre o cálculo dessa taxa de remoção do lixo. Para ela, será importante discutir a viabilidade desse aumento, uma vez que há notáveis diferenças injustas dessas taxas para os vários segmentos da cidade. Ela critica o método atual de cálculo da taxa, que é feito considerando o tamanho do imóvel em metros quadrados e não considera outras variáveis. “Há estabelecimentos pequenos, por exemplo, que produzem grande quantidade de lixo e pagam uma quantidade mínima, enquanto outros maiores desembolsam mais dinheiro comparado ao tanto de lixo que produzem”, explica Honorina.

No mês passado, o Folha da Mata noticiou que o Saae confirmou a desativação do aterro sanitário após a Supram-ZM (Superintendência de Meio Ambiente da Zona da Mata) determinar prazo para a apresentação de um cronograma de desativação e comprovação do envio de resíduos para um aterro sanitário regularizado. No entanto, o custo da operação foi estimado em R$ 400 mil mensais pelo Saae, recurso que a autarquia não tem em caixa. Na ocasião, o diretor-presidente do Saae, Eduardo Brustolini, afirmou que poderá haver aumento da taxa de resíduos sólidos paga pelos contribuintes viçosenses.

Na semana passada, o Folha da Mata noticiou que o processo de revisão, tanto da tarifa de água tanto da taxa de lixo, já estão tramitando na Aris-ZM (Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento da Zona da Mata), órgão responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de saneamento na região.