Queda na doação de sangue preocupa

Queda na doação de sangue preocupa

A Fundação Hemominas vem mostrando preocupação com a queda do número de doadores de sangue em todo o estado, fato que reflete volume do estoque de sangue nos bancos regionais e prejudica o fornecimento do insumo aos hospitais.
Um dado preocupante, segundo a Hemominas, a baixa de 10% no número de doadores já provocou uma queda média de 20% no estoque do sangue tipo O negativo, conhecido como universal, em todos os hemocentros de Minas Gerais, incluindo o de Ponte Nova, que é referência para Viçosa e cidades próximas.
O Hemominas credita ao surto de febre amarela e à época de férias, a queda de comparecimento de doadores às unidades de coleta. De acordo com a Fundação, medidas vêm sendo tomadas a fim de buscar o fortalecimento do estoque nas regionais distribuidoras do plasma. Uma delas visa o fortalecimento de campanhas para doações em centros em que não há o surto da febre amarela, uma forma de socorrer as regiões onde a doença chegou. E lembra que uma vez recebida a vacina, a pessoa só poderá doar sangue passadas quatro semanas.