Proteção de crianças: O segredo é o trabalho em rede

Proteção de crianças: O segredo é o trabalho em rede

 

"A garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes não requer grandes invaestimentos, e sim trabalho em rede". Foi esta a mensagem que o padre Agnaldo Lima passou aos participantes em palestra realizada no dia 9 último em Viçosa, onde esteve a convite do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) A palestra foi realizada no Salão do Júri do Fórum local para autoridades dos executivo, legislativo e judiciário do município, além de técnicos de vários órgãos e entidades que atuam na atenção à criança e ao adolescente.
O padre Agnaldo Lima é sacerdote da Ordem dos Salesianos e quando secretário municipal da Assistência Social de São Carlos, idealizou uma metodologia, considerada exitosa, para execução da política de atendimento de adolescentes em prática de ato infracional. Ele criou o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) cujo objetivo é agilizar os procedimentos para a aplicação das medidas protetivas e socioeducativas, conforme o caso, evitando as prejudiciais protelações. O sucesso obtido em São Carlos levou o programa a vários municípios do país, informou o palestrante.
Padre Agnaldo Lima enfatizou que os resultados mostraram que o trabalho conjunto dos agentes incumbidos de fazer valer os dispositivos legais, além de produzir os resultados desejados, em tempo hábil, é fundamental para evitar a ocorrência de problemas futuros, assegurando o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente assistido.
"É preciso combater o crime. Mas, o que é crime?" indagou o palestrante para responder em seguida: "Crime é desrespeitar a lei, e a lei diz que as pessoas têm direitos que devem ser assegurados sobretudo no caso das crianças e dos adolescentes. Quem desrespeita a lei está cometendo um crime".