Prorrogadas as inscrições para curso de Educação Étnico-Racial e Quilombola
Cursos de extensão gratuitos, oferecidos em instituições de ensino superior, pretende capacitar educadores para promover uma educação mais inclusiva e antirracista

Foram prorrogadas as inscrições para o curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola", destinado a profissionais que atuam na educação básica em todo o Brasil, com o objetivo de ampliar o acesso a uma educação mais inclusiva e representativa.
As vagas são limitadas e estão sendo oferecidas em quatro organizações, mas somente duas delas ainda possuem vagas: Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) também fazem parte do programa.
O curso é presencial e as inscrições devem ser feitas para os editais da UFSJ e da Ufop, podendo realizar o procedimento até os dias 12 e 24 de janeiro, respectivamente.
As aulas fazem parte de uma iniciativa do próprio Governo Federal, que, por meio do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pretende, ainda, ampliar o acesso à formação continuada dos profissionais da educação.
Integrada ao Eixo 3 da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), estabelecida pela Portaria nº 470, de 14/5/2024, a formação quer promover o letramento racial e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem as tradições, culturas e línguas ancestrais, especialmente das comunidades negras e quilombolas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook