Prefeitura assumirá aeroporto de Viçosa
A Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de Viçosa está concluindo as negociações junto à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República no propósito de a PMV vir assumir a gestão do Aeródromo (aeroporto) de Viçosa.
O secretário de governo, Luciano Piovesan Leme, informou que os entendimentos junto ao Governo Federal tiveram início no começo de 2015, quando a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República oficiou ao Executivo Municipal e à UFV (Universidade Federal de Viçosa) sobre a necessidade de regularização da outorga do Aeródromo do município, salientando naquela ocasião que desde 2012 havia negociações junto ao Governo de Minas para que este assumisse a exploração deste e de outros aeródromos, mas que não houve êxito nestas negociações com o governo estadual.
Piovesan ressalta que, no segundo semestre de 2015, ocorreu uma reunião na UFV, da qual participaram a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, Luciano Piovesan e o diretor de Infraestrutura Aeroportuária do Governo de Minas, Marco Antônio Migliorini. O objetivo do encontrofoi buscar uma parceria tripartite entre a UFV, a PMV e o Governo de Minas para a gestão do Aeródromo Municipal, onde ao final desta reunião o representante do Governo de Minas ficou responsável por oficiar a Secretaria de Aviação Civil propondo convênio para gestão do aeródromo, para, em seguida, realizar outro convênio que envolveria as três partes. Entretanto, esta ação não se concretizou e a parceria proposta não ocorreu.
Desde então a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República têm mantido contato com a Prefeitura de Viçosa, informando que caso não haja uma solução para regularização da outorga do aeródromo o mesmo poderá até ser interditado, vez que a UFV manifestou que não têm o interesse na gestão do mesmo.
Assim a PMV tem buscado informações acerca da gestão de aeródromos, bem como as possibilidades de intensificação do uso do mesmo. Após alguns meses de estudo, o Executivo Municipal decidiu assumir a gestão do aeródromo, visando a ampliação de seu uso e diversificação de possibilidades que incluirá a busca de parcerias para implantação em Viçosa de uma Escola e Pilotagem. Está prevista também uma reunião com empresários de Viçosa, Ubá e Ponte Nova visando uso semanal de taxi aéreo com destino a Belo Horizonte, além de outras estratégias que estão sendo elaboradas.
Concluídas as possibilidades, no último dia 4, a Prefeitura enviou ofício à Secretaria da Aviação Civil manifestando interesse na outorga de gestão do aeródromo municipal, sendo que a minuta de Convênio de Delegação entre a União e a PMV já está sob análise da Procuradoria Geral do Município. Ainda neste mês ocorrerá uma reunião em Brasília para os acertos finais desta parceria.
A Prefeitura de Viçosa informou que tal decisão se baseou em primeiro lugar na possibilidade de ampliar o uso do espaço físico do aeródromo com amplo leque de parcerias, bem como evitar que a falta de um ente para a gestão do mesmo findasse com o fechamento definitivo daquele espaço em prejuízo para Viçosa e região.
Comentários (0)
Comentários do Facebook