Pinacoteca da UFV retorna esta semana com nova exposição

A mostra "Manchas" exibe 42 obras e desenhos que exploram estreitas conexões com o inconsciente, fruto da relação do artista com a arte e a psicologia

Pinacoteca da UFV retorna esta semana com nova exposição
Reprodução/Internet

A Pinacoteca da UFV retornará com atividades culturais na próxima quarta-feira (26), às 18h, quando o artista capixaba Hael Nascimento Leite fará a estreia de sua exposição “Manchas”. A mostra exibe 42 obras e desenhos que exploram estreitas conexões com o inconsciente, fruto da relação de Hael com a arte e a psicologia. A exposição ficará aberta à visitação da comunidade universitária e da população de Viçosa e região até 20 de maio e a entrada é gratuita.

A Pinacoteca está localizada ao lado da Caixa Econômica Federal, no campus universitário, e seu horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados. Excepcionalmente em abril, o espaço funcionará somente à tarde, das 13h às 18h

O artista responsável pela mostra explica que o novo trabalho é um desdobramento de sua trajetória artística iniciada com Rabiscos. Ele mergulha ainda mais fundo na exploração do inconsciente, inspirando-se na técnica do psiquiatra e psicanalista suíço Hermann Rorschach e nas ideias que moldaram o estudo da mente humana. A ausência de figuras definidas e a predominância de manchas abstratas convidam o espectador a uma experiência de introspecção e projeção pessoal.

De acordo com o artista, as manchas, por terem uma natureza amorfa, podem se tornar um espelho do mundo interno de cada pessoa, permitindo uma multiplicidade de interpretações. A intenção é de propiciar a valorização da subjetividade e singularidade humana, reforçando a ideia de que a arte é uma construção conjunta entre o artista e o público.