Pesquisa da UFV descobre nova espécie de inseto no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

O trabalho foi desenvolvido por estudantes de pós-graduação em Entomologia Igor Amaral e Erika Cifuentes-Vargas e pelo professor da UFV Frederico Salles

Pesquisa da UFV descobre nova espécie de inseto no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
Divulgação/IEF

Uma pesquisa da UFV descobriu uma espécie inédita de inseto que vive no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. O trabalho foi publicado na revista “Zootaxa” e foi desenvolvido pelos estudantes de pós-graduação em Entomologia Igor Amaral e Erika Cifuentes-Vargas e pelo professor da instituição, Frederico Salles. 

Denominada de Cloeodes tovauna, a espécie pertence à ordem Ephemeroptera. Os insetos dessa ordem passam a maior parte da existência na fase de ninfa, em ambientes aquáticos, e só emergem para a superfície na fase adulta, quando se reproduzem e morrem logo após a ação.

De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), administrador do Parque Estadual, a nova espécie pode ser encontrada nas margens de córregos do local. Ela se destaca por uma aparência diferente das outras da mesma ordem, já que possui uma coloração marrom-escuro, com áreas esbranquiçadas. A escolha do nome “tovauna” se deu em homenagem ao idioma indígena Tupi, “tova” significa cabeça e “una” quer dizer preta, referenciando a coloração da cabeça do inseto.

Ainda segundo o IEF, o Cloeodes tovauna foi localizado somente na região sudeste do país, especificamente na Mata Atlântica mineira, como em Araponga, Ouro Preto e Catas Altas.