Nascentes retomam vazão após cursos de conservação do Senar

Nascentes retomam vazão após cursos de conservação do Senar

A assessoria de imprensa da regional do Senar Minas divulgou que duas nascentes d´água foram recuperadas em Viçosa durante um curso oferecido por aquele órgão neste mês, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais do município. Segundo o instrutor Renato Alves Rios, a vazão variou de zero para 6.720 litros de água por dia. As nascentes abastecem quatro famílias na localidade e correm para o ribeirão São Bartolomeu.
Vinte pessoas participaram dos cursos. “Alguns proprietários, preocupados com as nascentes dentro de suas propriedades, me procuraram. Eles queriam saber o que fazer para protegê-las. Eles já conheciam o trabalho do Senar e queria aliar a capacitação e a recuperação das nascentes”, disse a bióloga Marinês Eiterer da Associação Comunitária do Paraíso.
A capacitação ensina aos alunos a adotar medidas de conservação, como a proteção do afloramento do lençol freático, cercamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) e reflorestamento. “O objetivo é proporcionar maior infiltração de água no solo, evitar erosão hídrica e possibilitar maior armazenamento de água nos aquíferos, além de maiores vazões e menores perdas de água e solo”, explicou o instrutor.
No Paraíso, Renato Alves comentou que as nascentes se encontravam muito assoreadas e sem vazão de água. Com isso, foi realizado o desassoreamento e a construção de um ponto de captação de água. A orientação do profissional é que o produtor recupere não só as nascentes, mas também as áreas degradadas em toda a microbacia do entorno. “Assim, ele pode armazenar e produzir mais água”, afirmou.