Minas realiza 2ª campanha contra aftosa
Começou no dia 1º último, em todo o estado, a segunda etapa de vacinação anual do rebanho mineiro contra a febre aftosa. Os produtores rurais terão até 30 de novembro para vacinar os bovinos e bubalinos de sua propriedade, com idade de zero a 24 meses. A primeira etapa de vacinação ocorreu em maio deste ano.
A vacinação é obrigatória e é a forma mais eficiente de se proteger os animais contra a doença. O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 75,27 por cabeça.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) é o órgão responsável por orientar os produtores, supervisionar e fiscalizar a vacinação do rebanho. O Instituto estima que deverão ser vacinados nesta etapa cerca de 9,6 milhões de animais.
Para comprar a vacina o produtor deve apresentar CPF e identidade nas lojas de revenda de produtos veterinários.
Cuidados para vacinar
Desde o momento em que forem adquiridas na loja, durante o transporte e até o momento da aplicação, as vacinas deverão permanecer em ambiente refrigerado, devendo ser mantidas em geladeiras ou em caixas térmicas com muito gelo, de forma que estejam armazenadas em temperatura entre 2 e 8 graus centígrados, inclusive no momento da aplicação. Além disso, deve-se agitar o frasco da vacina antes da utilização e administrar a dose correta, que é de 5 ml.
Comprovação via site - A legislação prevê como obrigatório que os produtores rurais comprovem a vacinação dos animais de sua propriedade junto ao IMA, o que pode ser feito pelo site do IMA. Basta que o produtor acesse o endereço www.ima.mg.gov.br, onde terá um link para o Formulário de Declaração de Vacinação, também conhecido como Carta Aviso de Vacinação, onde ele poderá fazer essa comprovação”, informa o diretor-geral.
Comentários (0)
Comentários do Facebook