Liga, sem dinheiro, opta por competição paliativa

Liga, sem dinheiro, opta por competição paliativa

A Liga Esportiva de Viçosa está passando por um perrengue danado desde que a Prefeitura resolveu não liberar as subvenções, este ano, para as entidades culturais, sociais e esportivas que atuam na cidade.
De acordo com a Prefeitura um dos artigos da Lei 13.019/14, que trata das subvenções anualmente repassadas pelas Prefeituras às entidades sem fins lucrativos que operam nos diversos municípios, essas entidades deverão obedecer a uma série de condições e atender a diversos requisitos a fim de receber os recursos públicos.
A lei fixa como regra a realização de chamamento público, no qual as entidades interessadas precisam concorrer entre si para uma determinada prestação de serviços. Nesse caso, não somente a Liga Esportiva de Viçosa poderá pleitear os recursos para organizar as competições esportivas da cidade; outra entidade, devidamente registrada para o fim, também poderá participar do chamamento público que contemplará a proposta que melhor satisfizer os interesses do município.
O certo mesmo é que a Lei 13.119/14 continua sendo minuciosamente estudada pela Controladoria e Procuradoria do Município para que possa ser devidamente aplicada. Diversas comissões nas Secretarias Municipais estão sendo criadas para a melhor avaliação dos critérios que serão adotados para a formulação do edital de chamamento público.
Enquanto isso não acontece nenhum recurso será destinado às instituições, inclusive, à Liga Esportiva de Viçosa. Como nela não há recurso em caixa o calendário previsto para 2017 está comprometido e não deverá ser colocado em prática.
Nos anos anteriores, nesse mesmo período, já haviam acontecido os Regionais de Base e os campeonatos da 1ª e 2ª divisões já estavam sendo iniciados.
Agora, a Liga se limita a organizar uma competição que já vinha acontecendo na cidade como uma espécie de satisfação à comunidade esportiva. O Campeonato para atletas com mais de cinquenta anos, que a liga iniciou na semana passada, vinha sendo regularmente realizado. Fala-se também em promover a categoria destinada aos atletas com mais de 40 anos, outra competição que também já tinha promoção garantida.
Representantes dos diversos projetos esportivos voltados para a criançada estão cobrando a realização de uma competição que contemple a categoria. “Se podem fazer um campeonato para os veteranos, porque deixar de fora as crianças?”, questionou um.

Calendário
A Liga Esportiva de Viçosa não divulgou o calendário para 2017, mas baseado nas competições realizadas em 2016, no primeiro semestre aconteceram o regional de base (pré-mirim e mirim) e as 1ª e 2 ª divisões. No segundo semestre foram promovidos os regionais infantil, juvenil e sub/9 e a Copa dos Campeões.
Agora, sem recurso da Prefeitura, o esporte na cidade capenga e corre o risco de passar o ano em brancas nuvens, a não ser que o desportista José Arlindo Bertolino (Dé), como vem fazendo há alguns anos, salve a temporada com a realização de suas já tradicionais competições.