Instituições não-governamentais representam Viçosa em Congresso Internacional

Instituições não-governamentais representam Viçosa em Congresso Internacional

As entidades não-governamentais, Associação Viçosense de Amor-Exigente, representada por Ana Maria Nogueira de Rezende e Romildo Assis de Rezende; Comunidade Terapêutica Sítio de Esperança Jesus é o Caminho, representada por Eunice Alves Nogueira, Jaqueline de Freitas Lopes e André Alves Daniel, participaram do III Congresso Internacional Freemind 2015, nos dias 10 a 13 de setembro, no Centro de Convenções do Shopping Dom Pedro em Campinas. O tema abordado foi “Drogas: para evitar a dor, o antídoto é o amor. Ciência, Esportes e Espiritualidade criando uma Cultura de Prevenção para Crianças e Adultos”. O Congresso visou o debate e discussões com renomados profissionais das áreas da educação, religiosa e de medicina, despertando na sociedade a necessidade de conhecer os reais problemas das drogas e a importância do envolvimento de forma direta na resolução deles, mostrando que através da ciência e da fé direcionada existe, sim, a capacidade de enfrentar a drogadição.
O evento foi um grande palco de debates, com palestrantes e pesquisadores nacionais/internacionais; autoridades representativas (Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça) e outras; e de testemunhos de vida como do atleta de vôlei e empresário Giba e Dunga do Programa PHB, da Canção Nova. No encerramento do Congresso, foi firmada parceria entre o Freemind e equipe empresarial do Pelé, para implementação da “Cidade dos Esportes”, projeto piloto internacional, para prevenção as drogas, o que despertou nos congressistas, uma chama de esperança para o nosso país.
Durante o evento, também aconteceu a I Conferência Nacional das Comunidades Terapêuticas. Nas salas de workshops foram proporcionadas capacitações para implementação de projetos e ações bem sucedidas que estão salvando vidas, para que cada cidade, através da sua equipe, possa realizá-las; capacitações para pais e educadores, com o objetivo de desenvolver uma visão ampla sobre como trabalhar as vulnerabilidades emocionais e promover a construção de uma qualidade de vida inteligente, podendo evitar qualquer tipo de dependência, inclusive a química, e ajudando inclusive na manutenção da sobriedade. Os profissionais do Instituto Dr. Augusto Cury apresentaram as ferramentas do Programa Mente Livre (Freemind), aplicadas em moradores de rua da cracolândia de São Paulo e em Congressistas, que ensina as pessoas a levarem uma vida emocional mais saudável.
Segundo Ana Maria Nogueira de Rezende, Presidente da AVAMEX, embora o trabalho seja voluntário, vale a pena investir em eventos dessa natureza, que além das relações que são estabelecidas e conhecimentos adquiridos, por meio das abordagens sobre uso abusivo de álcool e drogas. Toda a sociedade, mobilizada, passa a se envolver de forma direta na sua resolução, na execução de uma série de ações conjuntas. Quando os poderes constituídos, sociedade civil organizada e não governamentais se reúnem, com seriedade e comprometimento, o espírito de unidade se faz mais forte que a problemática em si.