Governo de Minas lança campanha para reintegrar estudantes infrequentes

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Educação (SEE-MG), lançou oficialmente a Campanha Busca Ativa Escolar 2025 – Lugar de Estudante é na Escola. A iniciativa, oficializada nesta semana, tem como objetivo principal identificar estudantes com frequência irregular e prevenir o abandono e a evasão escolar.
Uma das novidades é a parceria entre a SEE/MG e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A colaboração poderá proporcionar uma metodologia social eficaz e uma plataforma digital gratuita, que pretende permitir ao poder público a possibilidade de identificação das crianças e adolescentes fora da escola, e mobilizar diferentes setores para assegurar a matrícula e a frequência escolar. Para dar o pontapé inicial, os superintendentes regionais de ensino e diretores educacionais receberam o Guia de Implementação do Programa Busca Ativa em Minas Gerais.
O documento detalha as diretrizes para a execução da estratégia, incluindo a criação de comitês gestores intersetoriais, a articulação entre secretarias municipais e estaduais, e a utilização de uma ferramenta gratuita para o monitoramento dos casos, a Plataforma de Busca Ativa Escolar.
A articulação intersetorial, isto é, a mobilização de diferentes frentes para alcançar os estudantes infrequentes, será realizada através de um Comitê Estadual Intersetorial Central de Busca Ativa Escolar, que envolve diversos órgãos para atuar de forma incisiva nos casos registrados.
Comentários (0)
Comentários do Facebook