Festival de Judô em Viçosa reúne 60 alunos do projeto social Judô nas Escolas

Objetivo do evento foi promover a integração e a socialização entre os praticantes do judô

Festival de Judô em Viçosa reúne 60 alunos do projeto social Judô nas Escolas
Divulgação/Ajudôu

Na última sexta-feira (21), crianças e jovens do projeto social Judô nas Escolas 2 participaram de um festival da modalidade esportiva que reuniu cerca de 60 alunos matriculados na iniciativa em Viçosa. O projeto, que é executado pela Associação Ajudôu, tem o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio institucional da prefeitura.

O Judô nas Escolas 2 oferece aulas gratuitas, no contraturno escolar, para crianças e jovens da região da Zona da Mata mineira, beneficiando mais de 240 alunos. Em Viçosa, a prática esportiva ocorre no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes e na Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges, bairro Nova Era.

O coordenador de projetos da Ajudôu, Éverton Alves, destacou o momento de interação promovido pela iniciativa e lembrou o papel da prática esportiva na vida desses atletas. “O festival foi uma oportunidade para que todos os alunos colocassem em prática o que está sendo aplicado nas aulas. Foi um momento de troca e de aprendizado, pois o judô vai muito além das técnicas de luta. Ele promove valores como disciplina, respeito e superação”, enfatizou.

Cemig no Esporte

Anualmente, a Cemig lança edital de chamada pública para selecionar projetos que promovam a prática de esportes e que ofereçam benefícios sociais e de cidadania, especialmente para crianças e adolescentes. Em 2024, as inscrições estão abertas até as 18h do dia 12 de julho. O cadastro é gratuito e deve ser feito no link disponível dentro do edital. Mais detalhes sobre as inscrições podem ser obtidos no site www.cemig.com.br.

Os projetos aprovados e aptos à captação de recursos via Leis Federal e/ou Estadual de Incentivo ao Esporte, que estejam direcionados à transformação e ao impacto social duradouro para alcance do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades, além daqueles dedicados à formação para o exercício da cidadania e à prática do lazer, podem se inscrever na chamada pública. Serão classificados projetos a serem executados em Minas Gerais, local de atuação da Companhia. Vale destacar que cada projeto poderá ser cadastrado somente uma vez durante toda a vigência do edital.