Faleceu João Sidney Affonso
Faleceu no Hospital São Sebastião, em Viçosa, na segunda-feira última, aos 81 anos, o desembargador João Sidney Alves Affonso. Natural de Raposo, distrito de Itaperuna (RJ), veio para Viçosa com os pais - que assumiram o Hotel Rubim nos anos 50/60 -, estudou no Colégio de Viçosa, onde foi presidente do Grêmio Artístico e Literário Arduíno Bolivar (Galab). Na campanha eleitoral de 1962, dirigiu com Simão Cirineu Ladeira e Francisco Simonini da Silva o jornal “O Alfinete”. Formou-se em Direito e casou-se com Maria da Conceição Faria, bacharel em Direito, descendente das tradicionais famílias Lopes Faria Jacob, da região de Viçosa, com quem teve cinco filhos: Sidney Eduardo (arquiteto, residente no Rio de Janeiro), Stanley (advogado, residente em Juiz de Fora), Júnia Izabel (advogada, residente em Viçosa), Hubbley Fernando (advogado, residente nos Estados Unidos) e Hélder, residente em Juiz de Fora (advogado). Sidney deixa 3 irmãos, 12 netos e 2 bisnetos.
Aprovado para o cargo de Juiz de Direito, exerceu a magistratura em Unaí, Andrelândia, Visconde do Rio Branco, Juiz de Fora e na capital mineira, atuando nesta última cidade como juiz corregedor. Promovido, por antiguidade, a Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, foi também corregedor do Tribunal Regional Eleitoral. Após aposentar-se, foi secretário de Receita e Controle Interno da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
O sepultamento foi no Cemitério Colina da Saudade, em Viçosa, após velório na Capela Mortuária do Hospital São João Batista, nesta terça-feira, e na Câmara dos Vereadores de Viçosa foi observado um minuto de silêncio em sua memória, destacando-se, em Moção de Condolências o fato de que "pelas Comarcas por onde passou, Dr. João Sidney deixou indelével a marca do seu caráter firme, honesto e austero Companheiro da Justiça, não se apegava às formalidades da lei quando o Direito seria prejudicado. Deixa para a família e para os que tiveram o privilégio de sua amizade, um exemplo de retidão e senso de justiça".
Comentários (0)
Comentários do Facebook