Evento celebra centenário do Colégio Carmo
O Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Viçosa, iniciou na última semana, a comemoração do seu centenário de fundação, datada de 3 de maio de 1917. Entre as atividades promovidas, destaque para o “abraço simbólico à Escola” na abertura do centenário da Instituição Carmelita, que durante grande parte desses 100 anos destacou-se na formação de professoras para o curso primário, hoje ensino básico, as chamadas normalistas. Durante toda a semana, a escola promoveu apresentações com os alunos da Educação Infantil e Ensino Médio. Na sexta-feira, 6, aconteceu a solenidade de abrtura do Ano Centenário e lançamento do selo comemorativo. Diversas autoridades participaram do evento. Entre elas, o prefeito Ângelo Chequer, a reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Nilda de Fátima Ferreira Soares; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV).
A solenidade aconteceu no ginásio do colégio, que ficou repleto de convidados. A cerimônia emocionou os presentes com diversas apresentações. Houve uma oração especial em comemoração ao centenário, seguida da execução do Hino Nacional e do Hino de Viçosa. O público presente pôde assistir a seguir uma apresentação teatral que contou a história da fundação da escola. Sob a regência do maestro Ciro Tabet, um coral apresentou-se em homenagem à escola e, com a orientação do professor Diego Vidigal, um Grupo de flautas formado por alunos do educandário finalizaram a programação do dia apresentando alguns números especiais.
O Colégio Carmo
No ano de 1917, as Irmãs Carmelitas da Divina Providência vieram para Viçosa para trabalharem na difusão da Ordem em diversas frentes, incluindo a Educação A vinda do grupo religioso atendeu a convite de autoridades locais. A missão das Irmãs era “formar mentes e corações para a vivência dos valores humano-cristãos, com liberdade e com responsabilidade”. A então denominada “Escola Normal Nossa Senhora do Carmo” foi inaugurada no dia 3 de maio do mesmo ano, e sua primeira diretora foi a Irmã Maria Verônica de Santa Face. Em 1977, a instituição foi declarada de Utilidade Pública Federal. Havendo a necessidade de adequar o estatuto da entidade às normas do Novo Código Civil, em 2004, a escola passou a denominar-se “Colégio Nossa Senhora do Carmo”. Em 2005, o Carmo implantou o Ensino Médio.
Atualmente, o Colégio Nossa Senhora do Carmo tem a irmã Sônia Maria Estevam à frente da Comunidade Educativa, junto a uma equipe de irmãs carmelitas. E conta com um número expressivo de educadores dedicados e qualificados.
As comemorações do centenário prosseguem até maio de 2017.
Comentários (0)
Comentários do Facebook