Escala Brasil Transparente aponta PMV na 3ª posição

Escala Brasil Transparente aponta PMV na 3ª posição

Viçosa figura entre as cidades mais transparentes do país, ocupando a 3ª posição em Minas Gerais e o 25º no ranking nacional, com a nota de 9,47, de acordo com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério da Transparência.
A Escala Brasil Transparente utiliza mecanismos específicos para verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017).
Nessa edição da escala, foram avaliados 691 entes federativos e além da transparência passiva - que é a existência de canais de atendimento ao cidadão (SIC ou similar) e de um sistema, formulário eletrônico ou e-mail para envio de pedidos de acesso a informações públicas -, já avaliada em outras edições, também foi analisada a transparência ativa, que se refere à disponibilização de informações públicas de maneira espontânea na internet, tendo como exemplo sites oficiais e portais da transparência.
Depois de ter sido avaliada com zero ponto no mesmo ranking em 2016, a Prefeitura de Viçosa adotou medidas para tornar os dados públicos e a administração mais transparente e em 2017, depois da atualização do Portal da Transparência, a cidade obteve a pontuação de 9,44 e o 148º lugar no ranking nacional. Na avaliação deste ano, com os dados colhidos de julho a novembro, Viçosa conquistou a nota 9,47, ultrapassando mais de 100 cidades, incluindo Belo Horizonte.