Enfermeira do HSJB em Viçosa adapta uso de EPI e recebe homenagem

Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais reconheceu criatividade da profissional, que atua na linha de frente da Covid

Enfermeira do HSJB em Viçosa adapta uso de EPI e recebe homenagem

O Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren/MG), fez um vídeo reconhecendo o trabalho da enfermeira Luciane Asevedo. Ela é responsável técnica pela enfermagem e os demais profissionais envolvidos na confecção, treinamentos e toda a logística dos EPI´s utilizados no combate à Covid-19 do Hospital São João Batista (HSJB) em Viçosa.

Luciane fez adaptações no processo de desparamentação, quando o profissional de saúde retira os equipamentos de proteção individual. Neste processo, Luciana percebeu que era difícil retirar o macacão sem ter contato do material com a pele. E, diante do fato de que muitos profissionais se contaminam durante este processo, houve a necessidade de pensar em alternativas.

“Busquei uma solução viável e criativa para que minha equipe ficasse protegida. Colocamos o gorro debaixo de um capote impermeável e, por cima, um jaleco branco, trocado a cada paciente confirmado com Covid-19. Além disso, usamos máscara N95, face shield, touca, propés e luvas descartáveis”, enfatizou. Alguns equipamentos são confeccionados no próprio hospital, como é o caso do gorro de proteção, uma ideia que surgiu da enfermeira Luciane.

Outra ideia muito elogiada é o pote plástico utilizado para armazenar a máscara N95, dessa forma o profissional consegue reutilizar o equipamento sem dados, levando em consideração o seu alto custo.

Confira o vídeo feito pelo Coren-MG reconhecendo a iniciativa da enfermeira: