Em breve, Pix poderá ser feito sem conexão com internet

O recurso off-line poderá ser adicionado na ferramenta administrada pelo do Banco Central

Em breve, Pix poderá ser feito sem conexão com internet

Foi confirmado nesta quarta-feira, 30, pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o desenvolvimento de uma funcionalidade off-line das transações via Pix para serem feitas em locais que estejam sem conexão com a internet e que pode ser incluida em breve no sistema de pagamento que já possui mais 125 milhões de chaves cadastradas.

Segundo o presidente do BC, há três alternativas em estudo, sendo que a considerada mais segura até o momento é a utilização de um cartão por aproximação que poderá ser carregado pelo usuário. “Vai funcionar como um cartão de ônibus, com uma tecnologia supersegura", afirmou, durante um seminário sobre moedas digitais promovido pela banca Mattos Filhos Advogados.

"Você vai poder usar o cartão no mundo off-line e, quando voltar para o mundo on-line vai poder transferir seu saldo de volta", explicou Campos Neto. Ele destacou o alcance do Pix e apresentou dados que mostram que a nova forma de transferir dinheiro já é utilizada em 60% das transferências no Brasil.

O Pix é um sistema lançado no ano passado pelo Banco Central que permite pagamentos e transferências instantâneas 24 horas, nos sete dias da semana, entre pessoas físicas e jurídicas, por meio de uma chave simples atribuída a cada conta bancária. Tal chave pode ser um número de telefone, CPF ou CNPJ, por exemplo.