Doação de sangue pode ser agendada via aplicativo de celular
Em Minas Gerais já é possível agendar doação de sangue pelo smartphone. O serviço foi criado pelo governo do estado com o objetivo de agilizar o processo de doação e não deixar faltar sangue nos bancos de distribuição em todo o estado.
Segundo a gerente administrativa do Hemocentro do Hemominas em Ponte Nova, Luciana Marinho, “o aplicativo veio para facilitar a doação, porque muitas vezes o telefone está ocupado e as pessoas desistem de tentar novamente”.
O Hemominas está capacitado para receber até 400 doações de sangue por dia e os interessados em doar precisam ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, gozar de boa saúde e não terem histórico de determinadas doenças contagiosas.
Para agendar a dação, interessado precisa acessar o aplicativo MG App e seguir as instruções que aparecem na tela do aparelho.
Coleta padrão continua
Os Hospitais de Viçosa (São João Batista e São Sebastião) encaminham mensalmente em média 70 candidatos para doção de sangue no Hemonúcleo Regional de Ponte Nova. Além dessas doações, por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa o Hemonúcleo Regional encaminha semestralmente uma equipe à UFV, onde faz coleta de aproximadamente 200 bolsas de sangue por vez junto a estudantes e outros doadores voluntários das comunidades universitária e viçosense.
No entanto os hospitais de Viçosa recebem em média 200 bolsas/mês para realização de transfusões de componentes do sangue (média de 100 transfusões/mês por Hospital de Viçosa), gerando um déficit no estoque.
A Fundação Hemominas possui 24 unidades no estado e, destas, 20 realizam coleta de sangue de doadores. Por meio do Hemonúcleo de Ponte Nova, a Hemominas atende 31 municípios da região, com o fornecimento de bolsas de sangue para 11 hospitais conveniados.
Comentários (0)
Comentários do Facebook