Dia Mundial do Solo
Em 5 de dezembro é comemorado o Dia Mundial do Solo. E este foi o dia escolhido pelo Museu de Ciencias da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD) para a celebração do Ano Internacional de Solos e para o encerramento das atividades dos projetos realizados pelo Museu no ano de 2015. O evento, denominado “Viva o Solo!”, aconteceu na Praça Silviano Brandão, das 08 às 12 horas, compondo a programação do Integração Cidade realizado através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Viçosa e a TV Integração, afiliada da Rede Globo, na Zona da Mata.
A importância do solo para vida na Terra é pouco percebida pela sociedade, é, em geral, desconsiderada pelos usuários e não está incluída nas leis de proteção ambiental. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2015 como o Ano Internacional de Solos, uma iniciativa que busca mobilizar a sociedade em relação aos solos como essenciais para a vida e para o meio ambiente e aos riscos de sua degradação deles em todo o mundo.
É pensando nisso que o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef desenvolve projetos de educação e popularização de solos. Esses projetos buscam despertar nas comunidades escolares e junto ao público em geral, o conhecimento e o interesse pelos solos, ampliando a sua percepção e o seu cuidado com eles.
Em 2015, o MCTAD desenvolveu o projeto “O Solo é Vivo! Investigando a Vida no Solo”. O tema foi trabalhado em escolas públicas de Viçosa e de cidades vizinhas, nas quais os estudantes realizaram atividades abordando o tema e produziram diversos trabalhos. As produções dos estudantes serão expostas durante o evento “Viva o Solo!”.
O dia 5 de dezembro, Dia Mundial do Solo, é uma ótima oportunidade para prestigiar e valorizar o trabalho dos estudantes das escolas públicas de Viçosa. Além disso, também acontecerão oficinas temáticas abertas ao público e atrações culturais. Todos estão convidados para a celebração do solo, que nos dá vida, e para os trabalhos dos estudantes, que nos motivam a conhecer, gostar e cuidar cada vez melhor da nossa Terra!
Comentários (0)
Comentários do Facebook