Certificados da Oficina de Redação são entregues na Câmara
Projeto promovido pela Escola do Legislativo em 2024 garantiu aulas preparatórios gratuitas para o Enem 2024

Alunos participantes do Oficina de Redação, curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), receberam seus certificados de conclusão na última reunião (02) da Câmara dos Vereadores. O projeto foi uma iniciativa da Escola do Legislativo e teve o objetivo de garantir aulas gratuitas de redação, ampliando repertórios socioculturais e desenvolvendo o senso crítico dos estudantes.
O curso abordou noções gerais de construção de texto, com aspectos teóricos iniciais sobre a escrita, e especificidades do gênero dissertativo-argumentativo, que contou com aulas relacionadas a 15 temas diferentes de redação. Ao todo, 70 alunos participaram do projeto, sendo divididos em duas turmas diferentes.
Na cerimônia de entrega dos certificados, dois estudantes contaram as experiências obtidas pela Oficina de Redação. Tamiris Natália de Souza Teixeira, da turma 1, agradeceu pela oportunidade e pelas habilidades desenvolvidas: “A didática aplicada e a clareza das aulas permitiram que eu desenvolvesse uma compreensão mais profunda da língua portuguesa, melhorando significativamente minha oratória (...) Saber expressar pensamentos de forma clara e objetiva é um presente valioso.”
Em seguida, foi a vez de Rafael dos Anjos Rodrigues, da turma 2, que relatou o quanto aprendeu durante as aulas e que o curso proporcionou uma melhora significativa na forma de expor seus pontos de vista e em como usar as normas de língua portuguesa. “Essas habilidades são essenciais, não apenas para a redação do ENEM, mas também para a vida de uma maneira geral”, disse Rafael.
Após as falas dos estudantes, foi a vez de Luiz Henrique Diniz relatar suas experiências ministrando as aulas. Depois de parabenizar os alunos e comentar a proposta do curso, Luiz falou da importância da Oficina de Redação para sua formação pessoal: “Como educador, foi maravilhoso saber e reconhecer o poder de um professor. Apresentar um universo para um aluno e, além disso, como educador linguístico, que este mundo seja debatido através da linguagem”, disse o professor, expressando gratidão pelo projeto.
No encerramento da cerimônia, o vereador Daniel Cabral (PCdoB), idealizador do projeto, falou sobre como foi o processo de surgimento da ideia para o projeto de redação. Segundo o vereador, essa reflexão veio a partir da compreensão de que a juventude viçosense, em sua maioria, não ocupa a Universidade Federal de Viçosa. “Se o estudante consegue uma boa nota de redação, ele sai infinitamente na frente de vários outros estudantes. Então, a gente alocou a estrutura da Escola do Legislativo para abrir duas turmas de Oficina de Redação (...) A gente conseguiu fazer a diferença na vida de 70 alunos da rede de ensino público daqui de Viçosa, e isso é fantástico, porque mostra as possibilidades que temos na Escola do Legislativo, no Poder Legislativo, de ajudar ainda mais a nossa juventude”, disse Daniel.
Comentários (0)
Comentários do Facebook