Governo do Japão oferece bolsas para professores e diretores
Os selecionados terão direito a passagens aéreas de ida e volta, isenção de taxas acadêmicas e uma bolsa de R$ 5,5 mil

O Japão, através do Ministério de Educação (Mext), abriu inscrições para bolsas para estudar em território japonês. A iniciativa é destinada a professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais e diretores da rede pública e privada. Para entrar na disputa, o procedimento de inscrição deve ser feito até o dia 12 de fevereiro. É necessário ir presencialmente no Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro ou enviar os documentos via Correios. Não serão aceitas inscrições por e-mail.
As bolsas de estudo têm como objetivo capacitar educadores a desenvolver pesquisas em áreas relacionadas à educação em universidades japonesas, permitindo que eles apliquem os conhecimentos adquiridos no Brasil.
Durante o programa, os aprovados terão aulas de língua japonesa nos primeiros seis meses. A duração será de um ano e meio, com início previsto entre setembro e outubro de 2025 e término em março de 2027.
Os selecionados terão direito a passagens aéreas de ida e volta, isenção de taxas acadêmicas e uma bolsa mensal de 143 mil ienes (aproximadamente R$ 5.545,00 no câmbio atual), destinada a cobrir despesas com moradia, alimentação e transporte.
Os candidatos devem ter os seguintes requisitos: Possuir formação universitária ou graduação em escola de formação de professores (magistério); Ter pelo menos cinco anos de experiência na área educacional; Estar em exercício no cargo; Ser brasileiro, com idade inferior a 35 anos (nascidos em ou após 2/4/1990); Ter nível avançado de inglês e conhecimentos básicos de japonês; e comprometer-se a aplicar os conhecimentos adquiridos após o retorno ao Brasil.
A seleção será realizada em duas fases. A fase inicial acontece no Brasil e inclui análise documental, provas escritas de inglês e japonês (agendadas para 18/2 de 2025) e entrevista com os candidatos aprovados, prevista para 26/2 de 2025. Os exames e entrevistas ocorrerão no Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.
As informações estão disponíveis no site do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.
Comentários (0)
Comentários do Facebook