Alunos do Centro Experimental de Artes ganham materiais e novos uniformes

Alunos do Centro Experimental de Artes ganham materiais e novos uniformes

Os alunos das turmas de Ballet Clássico e Jazz, do Centro Experimental de Artes, ganharam, no último sábado, 1º, suas sapatilhas de ponta e collants. O centro, que agrupa todas as oficinas de artes oferecidas pelo município, ministra aulas de dança, música, desenho, entre outras, para quase 400 crianças, entre 7 e 19 anos. Nos mais de 20 anos de atividade, essa é a primeira vez que esse material é fornecido gratuitamente pela Prefeitura.
As turmas de dança são ofertadas em uma parceria com a Núcleo Academia, por meio de um contrato de prestação de serviço. São cerca de 160 alunos, dos quais 60 são do Ballet Clássico, 30 do Jazz e 65 das turmas de Danças Urbanas. Destes, 90 crianças das duas primeiras receberam seus collants e 40 do ballet receberam as sapatilhas de ponta, que exige certo nível de aptidão ainda não alcançado por todas as bailarinas.
O intuito é identificar a atuação e o financiamento dessas atividades pela Prefeitura e atender as necessidades básicas das oficinas em oferecer cursos de qualidade, com o material adequado. Da mesma maneira que as turmas de violão tiveram seus violões renovados e as outras turmas de dança receberam seus uniformes.
Thomas Medeiros, o Bulldog, funcionário de carreira da Secretaria de Cultura, músico e coordenador do projeto sócio-musical Perifonia, é o novo coordenador do Centro Experimental de Artes, no qual é professor desde 2000, em oficinas de percussão, rap e audiovisual. Ele classifica a chegada desse material, encomendado ainda no ano passado, pela então secretária, Cíntia Fontes Ferraz, como “muito esperada pelas crianças, pois a sapatilha de ponta é uma realização para as bailarinas”.
Já a professora das turmas contempladas, Kátia Vitalino, formada em Dança pela Universidade Federal de Viçosa e ex-aluna do Centro, ressaltou a importância da Prefeitura fornecer esse material para as crianças, cujos pais muitas vezes não têm recursos para adquirir. Ela destacou, ainda, a qualidade do material fornecido, classificando-o como superior a muitos que eram adquiridos anteriormente pelas famílias.
O secretário de Cultura, Patrimônio Históricos e Esportes, Paulo Roberto Cabral, salientou a "felicidade com que a secretaria realiza essa iniciativa, que há tanto tempo vem sendo pleiteada". Além disso, afirmou que "são materiais destinados a pessoas que realmente precisam", frisou, e que tem "certeza que muitos talentos despontarão dessa ação".
Na oportunidade, os pais das crianças tiveram que assinar um termo em que se comprometem a devolver o material, caso o aluno abandone a turma, para que outras crianças possam utilizá-lo.
Além das aulas de dança, já em andamento, está previsto para começar no fim deste mês as oficinas de Violão Clássico, Violão Popular, Viola Caipira, Acordeão, Percussão, Rap, Audiovisual, Teatro, Desenho Artístico, Artes Plásticas Infantil e Fanfarra. Todas estas aulas - com exceção da última, que será no distrito de São José do Triunfo - serão ofertadas na nova sede do Centro Experimental de Artes, que funcionará na Rua Gomes Barbosa, 900. As instruções para inscrição, exclusiva para alunos da rede pública, serão divulgadas em breve.