Urnas eletrônicas começam a ser enviadas para municípios mineiros a dois meses das Eleições 2024

Mais de 48 mil urnas serão entregues às zonas eleitorais de Minas Gerais até o final de agosto

Urnas eletrônicas começam a ser enviadas para municípios mineiros a dois meses das Eleições 2024
TSE/MG

O envio das urnas eletrônicas para as zonas eleitorais de Minas Gerais já está em andamento, marcando a proximidade do primeiro turno das Eleições 2024. Iniciado em 1º de agosto, o processo de distribuição das mais de 48 mil urnas deve ser concluído até o fim do mês. No total, 95 caminhões dos Correios percorrerão mais de 71 mil quilômetros para garantir a entrega dos equipamentos.

Cerca de 30 funcionários atuam diariamente no carregamento dos caminhões no Centro de Apoio do TRE-MG, em Belo Horizonte. Os veículos são trancados, lacrados e equipados com rastreadores, e o deslocamento é monitorado pela Polícia Militar Rodoviária e pela Polícia Rodoviária Federal, visando garantir a segurança das urnas.

Ao chegarem aos destinos, os caminhões são descarregados por funcionários dos Correios locais. As urnas são armazenadas em locais específicos, definidos pelo chefe de cartório e pelo juiz de cada zona eleitoral, sob vigilância da Polícia Militar.

As mais de 54 mil urnas do TRE-MG estão armazenadas em um galpão em Belo Horizonte. Parte delas será distribuída para 282 zonas eleitorais, que abrangem 851 municípios do interior de Minas Gerais. Apenas os equipamentos destinados a Belo Horizonte e Contagem permanecerão no Centro de Apoio do TRE-MG.