Mais de 1,45 milhão de famílias passaram a ter dívidas nos últimos anos, aponta estudo
Parte destas dívidas são por contas sem pagar ou financiamento imobiliário
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgou um um estudo indicando que 77% das famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida e, nos últimos dois anos, 1,45 milhão de pessoas a mais assumiram algum tipo de débito.
Segundo a pesquisa, 29% deste percentual é de famílias que estão com contas de luz, água ou algum tipo de serviço em atraso e outros 13% são relacionadas àquelas que não tem condições nem perspectivas de quitar as dívidas. A pesquisa falou com 18 mil famílias em 27 de capitais no mês de julho. 52% dos endividados vivem no Sudeste.
As capitais com maior quantidade de famílias endividadas são: São Paulo (2.888.081), Rio de Janeiro (2.028.143), Distrito Federal (765.823), Belo Horizonte (744.993) e Fortaleza (712.465).
Em nota técnica, a Fecomercio afirma "mesmo que esse endividamento represente mais acesso da população ao crédito e aumento do consumo, também traz riscos: se mal gerido, pode levar à inadimplência e à exclusão no mercado. Por isso, é fundamental equilibrar o incentivo ao consumo com medidas que protejam o orçamento das famílias, especialmente as mais vulneráveis".
Fonte: Agência Brasil
Comentários (0)
Comentários do Facebook