Pesquisa da UFV ganha prêmio por desenvolver Biossensor identificador da Covid-19
Artigo ainda atingiu nível de alto impacto na comunidade científica e concorre ao prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia
A pandemia de Covid-19 ressaltou a importância de se desenvolver novas plataformas para diagnósticos eficientes e de baixo custo, ajudando a reduzir a propagação de doenças virais. Em resposta a essa necessidade, pesquisadores do Departamento de Física (DPF) e do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB) da UFV somaram esforços para o desenvolvimento de um novo biossensor para sorodiagnóstico da Covid-19.
O trabalho resultou em um artigo de alto impacto (impact fator: 10.7) publicado no prestigiado jornal científico Biosensors and Bioelectronics, intitulado A biosensor based on magnetoelastic waves for detection of antibodies in human plasma for COVID-19 serodiagnosis. Ele também foi premiado como o melhor trabalho apresentado na seção "Magnetism" no Autumn Meeting of the Brazilian Physical Society, maior evento da área de Física no Brasil, ocorrido em Florianópolis (SC), em maio deste ano. Além disso, está concorrendo ao prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia.
O dispositivo tecnológico é capaz de identificar diversas características em nível molecular, utilizando diferentes substâncias biológicas para captar estímulos no corpo humano, o que permite a análise rápida ou estudos medicinais mais avançados.
A partir da análise, é possível diagnosticar variantes da COVID-19, além de outras infecções consideradas negligenciadas, como a dengue, a malária, a zika ou a chikungunya. Além disso, o novo biossensor se destaca pelo baixo custo de fabricação e pelo uso em larga escala.
Desenvolvida pelo doutorando Wenderson Rodrigues e sob orientação dos professores Joaquim Mendes, da pós-graduação em física na UFV, Thiago Mendes, do departamento de biologia, a pesquisa ainda desenvolveu um outro aparelho para leitura dos resultados obtidos e um novo sistema de programação para otimização eletrônica.
Fonte: UFV
Comentários (0)
Comentários do Facebook