Cônego José Geraldo Vidigal lança novo livro

Cônego José Geraldo Vidigal lança novo livro

O Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho lançou sua mais recente obra, o livro “Jesus, o salvador, pedagogo inigualável”, que reúne textos cristológicos escritos ao longo de sessenta anos de sacerdócio.
De acordo com o cônego, a publicação deste livro é uma homenagem a Dom Luciano Mendes de Almeida, o responsável pela inspiração da obra. “Com efeito, S. Exª, certo dia, num dos memoráveis encontros desde sacerdote com este notável antístite, lhe deu esta sugestão: ‘reúna seus artigos e os publique num livro’”, lembrou Vidigal.

Sobre o autor
Este não é o primeiro livro do Cônego José Geraldo Vidigal, que já recebeu diversos prêmio e títulos, além de muitas homenagens pelas cidades por onde passou. Sua produção bibliográfica é extensa, e abrange trabalhos em anais de eventos e artigos publicados em revistas e em jornais, inclusive aqui no Folha da Mata, onde o Cônego oferece, há várias décadas, uma publicação semanal.
Nascido a 1º de dezembro de 1933, o Cônego Vidigal cursou o Primário em Viçosa; o Curso Secundário no Seminário Menor de Mariana e no Seminário Coração Eucarístico de Jesus, de Belo Horizonte; os Cursos de Filosofia e de Teologia no Seminário Maior de São José, de Mariana. Diplomou-se em Filosofia em São João Del Rei. Fez a pós-graduação na PUC Minas, especializando-se em História do Brasil. Obteve certificado de diversos Cursos de Extensão Universitária como o de Jornalismo, na Cásper Líbero em São Paulo; Psicologia Dinâmica e Psicologia Experimental, na Faculdade Dom Bosco; Programa de Capacitação para as Chefias da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Ordenado Presbítero na Catedral Basílica de Mariana, aos 2/12/1956, tornou-se Cônego Catedrático do Cabido Metropolitano aos três de dezembro de 1961. Foi professor, em Mariana, de História e Francês na Escola Estadual “Dom Silvério” e no Seminário Menor; de Filosofia, História da América, História do Brasil, Cultura Religiosa nos Cursos de Licenciatura da Universidade Católica de Minas Gerais; de História, Francês, Economia Política e Estatística, na Escola Dom Frei Manoel da Cruz; de Introdução aos Estudos Históricos e Teoria da História, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da UFOP; História da Igreja e Eloqüência no Instituto de Teologia do Seminário São José e História da Filosofia Antiga e Medieval no Instituto de Filosofia do referido Seminário. Em Viçosa, História e Filosofia, na Escola Estadual “Effie Rolfs”.
O Cônego Vidigal é membro da Academia Mineira de Letras; da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; das Academias de Letras de Mariana e Viçosa; da Academia Marial de Aparecida, da Academia de Letras e Artes “Mater Salvatoris”, de Salvador. É um dos diretores regionais da Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos; membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; da Società Internazionale Tommaso d’Aquino, de Roma; da Sociedade Interamericana de Filosofia.