Conduzido por Paulo Lamac, debate na ALMG é marcado por emoção e defesa de “banho de humanidade” na educação

Conduzido por Paulo Lamac, debate na ALMG é marcado por emoção e defesa de “banho de humanidade” na educação

A necessidade de que o Plano Estadual de Educação (PEE) de Minas Gerais seja plural, respeitoso para com a diversidade de gênero, étnica e social, inclusivo e focado na defesa da vida foi a marca do debate público “Planejando a Educação em Minas Gerais – Metas e Estratégias para Financiamento e Redução das Desigualdades Educacionais”, realizado na sexta-feira (19/2/16), no Plenário da ALMG. Conduzido pelo presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia, deputado Paulo Lamac (Rede), o encontro teve como um dos pontos altos o discurso emocionado da secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, logo no início dos trabalhos.
Reagindo a frases de teor fascista, gritadas por um pequeno grupo de manifestantes, na galeria do Plenário, Macaé, que compunha a mesa, defendeu que a educação mineira seja “banhada de humanidade” e foi aplaudida de pé por mais de duas centenas de convidados. “Queremos que todas as pessoas tenham direito à voz e à educação. Vamos derrotar qualquer fascismo no nosso estado. Pelo direito a uma educação digna, por uma educação plural, vamos fazer um plano estadual de educação decente, que respeite a todos os mineiros e mineiras”, afirmou a secretária, com a voz alta e embargada, iniciando o coro “Temos direito à voz!”, entoado pela plateia.
O deputado Paulo Lamac, que também se emocionou com o discurso da secretária, realçou a importância do debate público, que “inicia a discussão sobre alguns tópicos importantes que serão desenvolvidos no decorrer do semestre, no Fórum Técnico evento sobre o Plano Estadual de Educação”. “Esperamos que todas essas discussões culminem no melhor plano de educação que possamos construir conjuntamente e que irá reunir as diretrizes das ações educacionais no estado nos próximos dez anos”, disse o parlamentar.

Interiorização
Na sexta-feira (26/2), tem início, em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, também sob a condução de Paulo Lamac, a etapa de interiorização das discussões do Fórum Técnico da Educação. Os eventos são destinados a aprofundar, com participação ampla da sociedade, a construção do PEE, que tramita na ALMG como PL 2.882/2015 e deve ir a votação final, depois de agregadas todas as contribuições colhidas nas audiências, ainda este ano.
No evento de Cel. Fabriciano, assim como nos demais encontros, os convidados são autoridades estaduais e municipais, entidades representativas da sociedade civil, dos setores público e privado e das comunidades escolares. As próximas audiências públicas sobre o PEE acontecerão em Sete Lagoas (4/3), na região Central, em Montes Claros (11/3), no Norte, e em Varginha (18/3), no Sul de Minas. Depois disso, durante o semestre, haverá encontros em, pelo menos, dez municípios do interior, de todas as regiões mineiras. A etapa final de construção do PEE será em junho, em Belo Horizonte.