15 anos do Armazém da Viola
O Armazém da Viola abriu suas portas para comemorar 15 anos de atividades. Na sexta-feira, 06, recebeu no teatro do Centro Cultural Usiminas, a dupla Ramon & Rozado que, desde 2007, apresentam um trabalho que resgata e mantém viva a sonoridade da autêntica expressão musical sertaneja, a verdadeira música de raiz. A dupla apresentou no Armazém o CD “Herança” que, como bem definiu Saulo Laranjeira, trata-se de “um trabalho consistente, com interpretações autênticas e personalizadas, arranjos bem elaborados e um repertório de qualidade”.
Rozado iniciou na música aos 11 anos. Fez parte dos grupos “Comitiva” e “Triagem” nos anos 90, cantando repertório de MPB e música regional em Viçosa e região. Em 1997 estreou o programa “Cheiro de Relva”, dedicado à música caipira, na Rádio Universitária FM, emissora vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV). O programa completou 15 anos no ar e foi contemplado com Prêmio Rozini de Excelência da Viola como difusor.
Ramon herdou de seu pai o dom e o gosto musical. Aos 6 anos começou a tocar violão, demonstrando grande facilidade no aprendizado. Sua primeira apresentação foi na sua formatura do pré-primário em uma homenagem para as avós. Aos 11 anos participou ao lado de seu pai do show “Violas & Canções”, sua primeira apresentação para grande público. Aos 16 anos começou a tocar viola, e já no ano seguinte ganhou seu primeiro prêmio em festivais, ao lado da sambista Aline Calixto no Festival da Canção de Viçosa. Em 2011 foi contemplado com o Prêmio Rozini de Excelência da Viola na categoria violeiro revelação.
Em 2007 filho e pai se juntaram para formar a dupla. No mesmo ano receberam os prêmios de 1º lugar e melhor violeiro no Festival de Piacatuba, em Leopoldina-MG. Daí pra frente, o trabalho da dupla cresceu e rodou o estado, levando ao público um seleto repertório regional e raiz que passeia pela MPB e já rendeu o primeiro CD, intitulado “Herança”, que contou com as participações de “Paulinho Pedra Azul”, “Sérgio de Andrade (Banda de Pau e Corda)” e “Celia e Celma” e a apresentação de “Saulo Laranjeira”. Em 2013, a dupla foi novamente contemplada com o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, desta vez na categoria melhor dupla.
Comentários (0)
Comentários do Facebook